Trabalhar em Casa – Nem Tudo são Flores
Trabalhar em casa dá às mulheres a flexibilidade de ficar mais próxima de seus familiares e ao mesmo tempo recebendo benefícios financeiros. Muitas mulheres sonham em poder sair da cama e começar o dia de trabalho. Elas alegam que, por não terem um deslocamento diário, podem começar o trabalho mais aliviadas, pois o tempo que gastariam no trânsito conseguem organizar seu dia.
Um dos argumentos é que o dia se torna menos estressante quando não têm múltiplas tarefas pairando sobre sua mente e mais as preocupações com seus familiares.
Outro benefício que as mulheres associam ao trabalhar em casa é a oportunidade de passar mais tempo com a família. Para elas é fundamental poder estar em casa quando seus filhos chegam da escola e poder estar presente em suas atividades extracurriculares, como jogos esportivos.
Trabalhar em casa – nem tudo são flores
Mas nem tudo são flores, ao trabalhar em casa aprendemos que há desafios não intencionais associados. Por exemplo, embora seja bom estar perto de sua família, eles estão deixando você fazer seu trabalho? Você está gastando muito tempo com sua família que está tirando suas responsabilidades com seu trabalho?
Quando decidimos trabalhar em casa, precisamos aprender a lidar com alguns desafios indesejados. Embora seja maravilhoso estar perto da nossa família, nem sempre eles vão permitir que você faça seu trabalho, por isso precisa explicar para sua família os horários e a importância do seu trabalho, para estabelecer esses limites.
Isso significa que precisa ter um espaço seu que será como um escritório que você vai usar para trabalhar em casa. Quando está nesse lugar, sua família precisa entender que interromper seu trabalho está fora de cogitação, a menos que seja uma emergência, é claro.
Você também precisará lidar com as visitas inesperadas. Embora muitas pessoas trabalhem no mesmo horário que você, sempre tem aquela surpresa e você acaba esquecendo suas atividades.
É tentador parar e bater aquele papo ou tomar aquele cafezinho com biscoito, não há problema nenhum em fazer isso de vez em quando, mas não deixe isso virar rotina e acabar atrapalhando o rendimento final do seu seu trabalho.
Deixe sempre que possível algumas horas livres de um determinado dia na da semana para esse momento e avise as pessoas que tem relacionamento social, caso elas queiram aparecer, saberão o melhor momento.
Também é preciso ter cuidado com a saúde para trabalhar em casa
O esgotamento físico e mental pode acontecer tão facilmente ao trabalhar em casa quanto ao ir para o escritório. Na verdade, se estiver trabalhando para alguma empresa, ela pode exigir e esperar mais de você quando você trabalha em casa do que se estivesse na própria empresa, e seu tempo será monitorado mais de perto.
Você pode acabar trabalhando mais horas, mesmo levando em conta o seu deslocamento diário reduzido.
Portanto tenha uma planilha e organize suas tarefas de uma maneira que trabalhar em casa seja mais produtivo e leve do que você ir para a empresa.
Vamos deixar 2 dicas que podem ajudar a ter mais tempo de qualidade com sua família enquanto trabalhar em casa.
O tempo é o único recurso realmente limitado que todas nós temos. O dia tem 24 horas para todas nós. E embora não possamos ganhar mais tempo, podemos contratar pessoas para auxiliar nas tarefas em casa.
Isso vai liberar você para passar mais tempo de qualidade com sua família em vez de se preocupar com essas tarefas. Vejamos três tarefas diferentes que você pode terceirizar dentro e fora de casa.
Limpando sua casa
A primeira coisa que a maioria das pessoas terceiriza é a limpeza dentro de casa.
Ter alguém uma vez por semana ou uma vez no mês para cuidar de tarefas básicas, como limpar banheiros, trocar e lavar lençóis, tirar o pó, aspirar e varrer, economizará um pouco de tempo e energia.
Mas se isso for apertar muito o seu orçamento financeiro, busque apoio ao invés de tentar fazer tudo sozinha, estabeleça o dia da faxina em conjunto, divida as atividades da casa entre todos, isso não vai apenas lhe poupar tempo, mas também vai aliviar o estresse de fazer as tarefas da casa sozinha.
Jardinagem
Contratar alguém para cuidar do seu quintal é outro ótimo lugar para começar a terceirizar, ao invés de ter que lidar com isso sozinha.
Muitas vezes você pode encontrar uma criança mais velha na vizinhança que terá prazer em cortar seu gramado ou varrer as folhas por um valor bem menor que uma empresa especializada.
Conclusão
Trabalhar em casa proporciona às mulheres a oportunidade única de equilibrar suas vidas profissionais e familiares de forma mais eficiente. A flexibilidade do trabalho remoto permite que elas estejam presentes para seus entes queridos, ao mesmo tempo em que contribuem para o bem-estar financeiro da família.
Com o tempo de deslocamento reduzido e menos distrações, elas podem abordar seu trabalho com calma e foco.
No entanto, é fundamental estabelecer limites claros com os membros da família para garantir horas de trabalho ininterruptas e evitar o esgotamento.
Terceirizar certas tarefas domésticas também pode ajudar as mulheres a encontrar mais tempo de qualidade com suas famílias. Ao cuidarem de seu bem-estar físico e mental, as mulheres podem realmente aproveitar ao máximo o trabalho em casa e criar uma integração harmoniosa entre trabalho e vida familiar.
Afinal, para nós do FreeWoman Digital, Trabalhar em casa é uma benção.
Veja mais em https://freewomandigital.com/